top of page
Buscar

ACESSOS INTRAVENOSOS SUPERFICIAIS

  • Prof. Walber Frazão
  • 14 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

1. INTRODUÇÃO

Os cateteres para acesso vascular superficial, seja periférico ou em região cervical (intermédio), são dispositivos utilizados em situações de urgência, emergência ou para fixação de curta permanência, 72 a 96 horas (ANVISA). Os dispositivos que ficam no interior de uma determinada veia, podem ser completamente metálico, em aço inoxidável ou de outras matérias primas, Politetrafluoretileno (PTFE)/Fluoroetilenopropileno (FEP), também patenteado e conhecido como Teflon® FEP e o copolímero poliéster (Poliuretano), patenteado e conhecido como Vialon®.

2. SINÔNIMOS

São diversos os nomes que os profissionais de saúde mencionam. Quando se quer um cateter intravenoso periférico agulhado do tipo SCALP, pede-se um “escalpe”, também conhecido como borboleta que na língua inglesa traduz como BUTTERFLY, ou no caso de necessitar de um cateter intravenoso periférico flexível, verbaliza pela marca como Abocath, Intracath, Angiocath e o mais conhecido Jelco.

3.. TIPOS DE DISPOSITIVOS:

a) AGULHADOS

Possui agulha com bisel para introdução na pele, tecido subcutâneo e permanência na veia. A agulha para punção não é retirada.

Exemplo:

Fonte: http://www.medguard.ie/vygon-scalp-vein-set.html

b) FLEXÍVEIS TIPO SCALP COM EXTENSOR DE PVC

Possui agulha com bisel para introdução na pele, tecido subcutâneo, mas está associado a dispositivo de permanência de curta duração na veia do tipo Teflon® ou Vialon®, além de suporte para fixação do tipo BUTTERFLY (SCALP) em Polyvinyl chloride (PVC) ou silicine e tubo em PVC para auxiliar na fixação de seringas, extensores, “toneirinhas” TRI-WAY etc. A agulha para punção é retirada e descartada.


Exemplo:

Fonte: http://www.bd.com/en-us/offerings/capabilities/infusion/iv-catheters/bd-nexiva-closed-iv-catheter-system

c) FLEXÍVEIS TIPO SCALP SEM EXTENSOR DE PVC

Possui agulha com bisel para introdução na pele, tecido subcutâneo, mas está associado a dispositivo de permanência de curta duração na veia do tipo Teflon®.

Fonte: https://www.bfmulholland.com/anaesthetics-and-pharmaceuticals-c3/needles-c29/bd-venflon-peripheral-iv-catheter-w-port-pink-20gx32mm-391452-each-p8634

d) FLEXÍVEIS SIMPLES

Possui agulha com bisel para introdução na pele, tecido subcutâneo, mas está associado a dispositivo de permanência de curta duração na veia do tipo Teflon® ou Vialon®, pode apresentar suporte do tipo BUTTERFLY (SCALP) em (PVC) para facilitar a fixação. A agulha para punção é retirada e descartada.

Exemplo 1 – cateter de matéria prima em fluoroetilenopropileno (FEP), também patenteado e conhecido como Teflon® FEP da marca Jelco®. Observe a cor branca que ajuda a diferenciar outro tipo de matéria prima.

Fonte: http://www.suprememed.com/peripheral-venous-catheter-jelco-16-gauge-1-1-4-inch-without-safety

Exemplo 2 – cateter de matéria prima em copolímero poliéster (Poliuretano), patenteado e conhecido como Vialon® da marca BD®. Observe que a parte flexível do cateter é transparente o que diferencia do tipo Teflon®.

Fonte: http://www.bd.com/en-us/offerings/capabilities/infusion/iv-catheters/bd-insyte-autoguard-bc-shielded-iv-catheter-with-blood-control-technology

4. NUMERAÇÃO DOS DISPOSITIVOS

A numeração dos dispositivos agulhados e flexíveis seguem normas xxxx para diferenciação e correlação de cores e diâmetros. Os diâmetros são mensurados em GAUGE (G), ou seja, o inverso da mensuração em FRENCH (Fr), pois para se obter a perfuração da pele usa-se agulhas. As agulhas são medidas em milímetros e a variação de seu diâmetro em GAUGE.


Para cada diâmetro menor a agulha AUMENTA o seu valor, é inverso!

Vejamos a tabela que diferencia os tamanhos e cores dos cateteres agulhados:

Fonte: https://portuguese.alibaba.com/product-detail/sample-free-medical-disposable-scalp-vein-set-531419839.html

Vejamos a tabela que diferencia os tamanhos e cores dos cateteres flexíveis:

Fonte: http://tetrapiercing.com.br/site/produtos/2002-cateter-polymed-caixa-com-100-unidades.html

5. DISPOSITIVOS COM SISTEMA DE SEGURANÇA PARA EVITAR ACIDENTE PERFURANTE

Fonte: http://www.bd.com/europe/safety/en/products/infusion/bdi_abc.asp

6. CONCLUSÃO

É muito importante para os profissionais de saúde saber nomear, diferenciar e conhecer a matéria prima dos cateteres para acesso intravenoso superficial. Em um próximo blog abordarei estudos que indicam qual desses dispositivos são melhores para punção, visualização da saúda de sangue e o aumento de riscos para flebite e demais complicações durante a permanência no paciente.

7. REFERÊNCIAS:

http://artigosmedicoshospitalares.blogspot.com.br/2013/08/tabelas-de-equivalencias.html

http://catalogohospitalar.com.br/cateter-jelco-intravenoso-periferico.html

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo5/pre_corrente5.htm

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo5/pre_corrente6.htm

http://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/12/cateter-agulhado-x-cateter-sobre-agulha.html

http://www.fibracirurgica.com.br/material-de-consumo/cateter-intravenoso

http://www.injex.com.br/Linha-de-Seguranca-NR32/Cateter-Intravenoso/25/

http://www.injex.com.br/Linha-Hospitalar-/Cateter/5/

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjkhqPr3L3UAhUGRSYKHXsjBwkQFggiMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdisponiveis%2Flivredocencia%2F9%2Ftde-17042008-100807%2Fpt-br.php&usg=AFQjCNFtB1Xu3WHlMTVWankrk0KaeUoYFw

https://www.sasrx.com/Jelco-IV-Catheter-24G-x-Straight-with-Yellow-Hub/2169715


 
 
 

Comments


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page